sábado, 6 de dezembro de 2008

Criando o Espírito do Mutirão

Todo mutirão tem alma. Na verdade, a força organizadora do mutirão é o espírito de solidariedade, de amizade e de humanidade. O mutirão não acontece quando a ação em conjunto é realizada por imposição ou por interesse. Nenhuma burocracia é geradora do mutirão.

O mutirão pode sim ser festa, mesmo em meio à dor da tragédia. Ela é festa no organizar, no fazer, e, por difíceis que sejam os trabalhos a serem realizados, eles podem ser feitos em meio à música e versos da cultura popular e ou religiosa. O trabalho não realiza, aqui só obras materiais, ele muda, transforma, recria as pessoas participantes. O mesmo trabalho que enfrenta a tragédia humaniza as pessoas que o realizam, sejam elas o objeto do motivo da ação, os profissionais cuja ação é voltada para a garantia do sucesso do trabalho ou voluntários impulsionados pelo sentimento de solidariedade...

O mutirão é uma prática educativa, todo ele, desde sentidas as necessidades, decididas e organizadas as ações. A educação se faz presente em todas as relações que geraram o espírito presente na cultura do mutirão. E se torna mais presente a cada avanço do grupo que se vê como igual, enquanto comunidade de seres humanos que compartilham o mundo.

...Trago abacaxi de Goiana

E de todo o Estado rolete de cana.

Eis ostras chegando agora,

Apanhadas no cais da Aurora.

Eis tamarindo da Jaqueira

E jaca da Tamarindeira.

Mangabas do Cajueiro

 E cajus da Mangabeira.

Peixe pescados no Passarinho,

Carne de boi dos Peixinhos.

Siris apanhados no lamaçal

Que há no avesso da rua Imperial.

Mangas compradas nos quintais ricos

 do Espinheiro e dos Aflitos.

Goiamuns dados pela gente pobre

Da avenida Sul e da Avenida Norte

( Morte e vida Severina, João Cabral de Melo Neto)

 

Esse texto tem fundamentação nas cartilhas da Rede de Educação Cidadã – Talhe r-  e no sentimento de solidariedade pela tragédia em Santa Catarina provocada pela ação de predadora do homem.

2 comentários:

  1. Esse mesmo Espirito do multirão e o Espirito que vai criar uma sociedade mais Fraterna e Igualitaria!Com a participação de todos na sociedade!E o espirito do Cristianismo Primitivo!Eo espirito do nosso modelo de Socialismo!Parabens!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela postagem.

    Ficou muito legal.

    Bjus no coração, postei links pra programação da TV cultura que está show nessa semana.

    Bjus.

    ResponderExcluir