domingo, 28 de junho de 2009

Congresso da Association Internationale pour la Recherche Interculturelle

Diálogos interculturais: descolonizar o saber e o poder

O XII Congresso da ARIC, a se realizar em Florianópolis, Brasil, no período de 29 de junho a 03 de julho de 2009, focalizará a promoção dos Diálogos Interculturais: descolonizar o saber e o poder, que constituem a ação humana. Nesta direção, poderá tomar como interlocutores todos os agentes sociais, pesquisadores, profissionais, governantes, interessados em construir “um outro mundo possível”, ou numa perspectiva plural, “outros mundos possíveis”, nos quais os saberes e as ações superem as relações arcaicas de poder entre países, entre culturas e entre atores sociais, para estabelecer o diálogo e a solidariedade.

De modo particular, a ARIC, neste congresso, buscará realizar um debate que problematize as estruturas de saber, de poder e de ação colonizadoras que se configuram nas relações interculturais, que atravessam as sociedades no atual contexto de globalização. Estas estruturas, ainda submetidas ao fluxo, às contradições e à história dos poderes tradicionais são responsáveis pela configuração das identidades culturais de classe, de etnia, de gênero, de geração, de diferenças físicas e intelectuais. Elas devem ser analisadas, questionadas, colocadas em debate e em diálogo entre pesquisadores e agentes de diferentes países, diferentes continentes e diferentes comunidades.

A parceria com instituições de grande relevância, tais como universidades e associações científicas, no contexto brasileiro, latino-americano e internacional, garante ao XII Congresso da ARIC o diálogo científico interdisciplinar internacional de alto nível e potencializa de modo significativo seu impacto sociocultural.

http://www.aric2009.ufsc.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário